CONGELAMENTO

Funcionamento do seu Freezer

Antes de utilizar seu freezer pela primeira vez deixe-o funcionar por 6 horas vazio, sem abri-lo uma única vez. Após este período você poderá colocar os alimentos normalmente.

Evite abrir desnecessariamente a porta do seu freezer, para um melhor funcionamento do mesmo.

O degelo do freezer deve ser feito sempre que a espessura do gelo ultrapassar 1cm, pois a camada de gelo nesse caso, age como um isolante térmico, prejudicando a diminuição da temperatura no interior do freezer.

Os freezer e refrigeradores Frost Free não precisam descongelar nunca.

Embalagens

Os alimentos devem ser sempre embalados para que não fiquem em contato direto com o ar frio e seco do freezer, que os deixará desidratados e assim impróprios para o uso.

Para embalar os alimentos você pode usar: papel alumínio, papel toalha, travessas descartáveis de alumínio, sacos plásticos brancos e transparentes atóxicos, filme de PVC auto-aderente, recipientes rígidos de plástico, travessas de louça refratária, potes de vidro e fôrmas de gelo.

Para melhor controle do tempo de estocagem e identificação dos alimentos armazenados no seu freezer, cada embalagem deverá ter uma etiqueta. Mencione nela o tipo de alimento, o dia, mês e ano de congelamento. Anote também como o alimento se encontra (ao natural, semi-pronto, pronto) e se há necessidade de acrescentar ainda algum outro ingrediente, como temperos, creme de leite etc., para finalizar o preparo do prato.

A bombinha de vácuo para congelamento serve para extrair o ar de dentro do saquinho plástico utilizado para embalar os alimentos que vão ao freezer, evitando a formação de cristais de gelo, que podem até estragar os alimentos. Funciona assim: coloque o caninho da bomba dentro da boca do saco plástico e segure firme, fechando o saco. Em seguida, pressione a bomba para cima e para baixo, retirando todo o ar de dentro da embalagem.

Congelamento

Ao armazenar seus alimentos no freezer, deixe espaços de 1 a 2 cm entre os volumes, para que o ar frio possa circular livremente.

O alimento congelará mais rápido se colocado junto às paredes ou placas onde se forma o gelo.

Não existem compartimentos especiais para congelar cada alimento, pois o freezer todo tem a mesma temperatura.

Para congelar alimentos individualmente use o método do congelamento em aberto. Distribua as unidades em bandejas e leve diretamente ao freezer até que endureçam. Depois, retire, embale, elimine o ar, etiquete e leve de volta ao freezer.

As refeições do dia-a-dia devem ser congeladas, sempre depois de frias, em pequenas porções para facilitar o descongelamento.

Alguns alimentos, devido à sua composição, não congelam de maneira satisfatória. São eles: frutas, verduras e legumes para serem consumidos ao natural, cremes a base de amido de milho, gelatinas puras, maioneses, ovos com casca, queijos com baixo teor de gordura, claras em neve ou cozidas. Confira caso a caso na tabela.

O prazo que cada alimento pode ficar congelado está diretamente relacionado à qualidade do mesmo, à sua correta embalagem e ao funcionamento constante do freezer. Verifique nas tabelas o prazo recomendado para cada tipo de alimento.

Não use água para apressar o descongelamento. A utilização de água diretamente sobre os alimentos é prejudicial, pois além de retirar os nutrientes essenciais, ela causa sensíveis danos e altera o sabor dos alimentos.

Descongelamento

Alguns pratos prontos e os vegetais congelados em geral podem ser diretamente levados ao fogo ou ao forno, sem maiores preocupações (sempre fogo brando e forno pré-aquecido).

O descongelamento em temperatura ambiente é indicado para pães, bolos e docinhos, sempre embalados.

Carnes cruas, laticínios e pratos prontos que levarem molhos cremosos, devem ser descongelados na geladeira para voltarem ao seu estado natural sem perda de nutrientes ou de textura.