FAQ - CONDICIONADORES DE AR E SPLIT

Temperatura

Verifique a limpeza do filtro de ar, pois a limpeza do filtro deve ser realizada a cada 15 dias conforme consta no manual de instruções item: "Limpeza e Manutenção".

O produto não pode ficar exposto diretamente aos raios solares e as portas e janelas devem ficar fechadas, pois isso comprometerá seu desempenho.

Os direcionadores verticais de ar devem ficar abertos. As entradas e saídas de ar não podem estar obstruídas por portas, janelas ou cortinas para não impedir a circulação do ar frio ou quente no ambiente. Para limpar o filtro de ar retire o pó e fiapos acumulados com um aspirador ou lave com cuidado em água corrente pelo lado mais limpo do filtro.

Verifique se o plugue do cabo elétrico do produto está ligado corretamente e se a tomada está energizada.

Verifique periodicamente se as pilhas do controle remoto estão em condições de uso.

Ajuste a temperatura conforme as instruções de operação contidas no manual do produto item:"Como usar".

Se a tomada no local for conforme NBR 14136 (padronizada) e o plugue do produto não encaixar nela, a Electrolux reconhece e permite o uso do adaptador NEMA, certificado pelo INMETRO (Portaria nº 324/2007). Esse adaptador é vendido em nossa Rede de Serviços Autorizados. Para a situação inversa, ou seja, produto com plugue padronizado e tomada no modelo antigo, recomendamos a substituição da tomada por uma padronizada por um eletricista qualificado, instalando-a de acordo com a ABNT NBR 5410, pois neste caso a Electrolux não reconhece e não permite o uso de adaptadores.

O cálculo para medição da carga térmica do ambiente deve ter sido feito antes da aquisição do produto. Se o cálculo não foi realizado deverá ser feito, pois o produto pode não estar devidamente dimensionado para aquele ambiente. Verificar tabela térmica orientativa no manual de instruções do produto.

Condicionador de ar de janela: Verifique a temperatura ambiente.

Temperaturas externas superiores a 43°C podem provocar o desligamento automático do aparelho, evitando danos ao mesmo.

Não recomendamos operar o aparelho em temperaturas externas inferiores a 4°C, pois poderá ocorrer congelamento do sistema de refrigeração.

Para garantir a eficiência e economia do condicionador, mantenha fechadas as portas e janelas do ambiente.

Se o condicionador de ar for utilizado fora das temperaturas acima, algumas características de proteção do produto podem entrar em funcionamento.

O bom desempenho do condicionador de ar será alcançado dentro das temperaturas indicadas conforme manual de instruções."

Água

Verifique se o produto está instalado com a inclinação indicada no manual. Caso não esteja, adequar conforme recomendações de instalação do manual do produto. Se o produto não tiver a inclinação necessária poderá ocorrer retorno da água proveniente da condensação para dentro do ambiente. Para permitir o escoamento da água que se forma durante o funcionamento do aparelho, deixar uma inclinação no lado externo da parede inferior de 0,5 a 1 cm. O modelo Frio possui uma tampa no tubo de dreno que deve ser retirada em regiões onde há um acúmulo excessivo de água. O modelo Quente/Frio não possui tampa de dreno, pois é normal que pingue água com intensidade quando o ciclo de aquecimento estiver sendo utilizado. Se desejar canalizar essa água orientar a utilização de uma mangueira com diâmetro de 1,27 cm (1/2 polegada).

Condicionador de ar Split: Pode ocorrer vazamento de água na superfície da unidade interna quando estiver refrigerando em locais com umidade relativa do ar alta (maior que 80%). Neste caso ajuste as aletas horizontais de forma que permitam uma maior saída de ar e que selecione a velocidade alta de ventilação (HIGH).

Ruído

Ruído (clic): causado pelo ventilador ou pelo compressor quando estes estão ligando ou desligando.

Estalos: causados pela contração e dilatação dos componentes plásticos causados devido a variação de temperatura.

Ruído de água: causado pela expansão do gás refrigerante no sistema.

Aquecimento (Modelos que possuem a função Reverso)

As entradas e saídas de ar devem estar desobstruídas e os direcionadores de ar abertos.

Em dias mais frios, é normal levar mais tempo para aquecer todo o ambiente. Não recomendamos operar o aparelho em temperaturas externas inferiores a 4ºC, pois poderá ocorrer congelamento do sistema de refrigeração. Para garantir a eficiência e economia do condicionador, mantenha fechadas as portas e janelas do ambiente. Se o condicionador de ar for utilizado abaixo da temperatura acima, algumas características de proteção do produto podem entrar em funcionamento, fazendo com que o produto funcione anormalmente.

Posicionar a mão próxima à saída de ar do aparelho para se certificar de que está saindo ar quente ou frio. Se estiver saindo ar quente aguarde, até que a temperatura do ambiente alcance a temperatura programada.

Controle Remoto

Recomenda-se retirada das pilhas quando o produto não for utilizado por um tempo prolongado, tal como, viagem de férias. Desta forma, evita-se o vazamento de acido das pilhas, danificando o controle remoto. Atentar também para o tempo de validade das pilhas e carga das mesmas, pilhas fracas interferem no bom funcionamento do aparelho.

Para controle que utiliza bateria a validade e carga da bateria, também devem ser observadas, para o bom funcionamento do aparelho.